segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

36ª semana

Faltam 4 semanas para a Ana Luiza chegar

Gente, esse calor dos últimos dias tem me deixado muitooooo inchada. Tá demais! Hoje (véspera de Natal) eu tô praticamente irreconhecível!!! 

Bem, vejam o caminhar da gatinha! Falta pouquinho! :o)

Como seu bebê está crescendo

Reta final! Quando esta semana terminar, seu bebê estará oficialmente "a termo", ou seja, não será mais prematuro se resolver nascer antes da hora. Mas o melhor é não ter pressa. Lembre-se de que a gestação dura oficialmente 40 semanas.

O mais provável é que seu bebê esteja na posição certa para nascer, ou seja, de cabeça para baixo. No Brasil, poucos médicos fazem parto vaginal quando o bebê está sentado. Se o bebê não virar até a hora do parto, você provavelmente terá de fazer uma cesariana.

Seu bebê continua engordando - até 30 gramas por dia. Ele deve estar pesando por volta de 2,7 quilos, com 45 centímetros de comprimento. (se ela engordar 30gr por dia no dia 11/01 ela vai estar com 3,800kg!)

Como fica sua vida

Agora que o bebê está grande, pressionando todos os seus órgãos, pode ser que você não tenha mais tanta fome quanto tinha há algumas semanas. É melhor comer pequenas porções e com mais frequência.

A falta de ar é um sintoma desagradável dessa fase. Avise o médico, porém, se tiver falta de ar em consequência de uma gripe. Grávidas ficam mais sujeitas a infecções, portanto é sempre bom ficar atenta.

Se for seu primeiro filho, em algum momento daqui para a frente o bebê pode encaixar. Caso isso aconteça, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história. Algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Sabe aquelas grávidas que só conseguem sentar de pernas abertas? Então.

Para mães de segunda viagem ou mais, o bebê normalmente só "desce" poucas horas antes do parto.

Esquecida

(siiiiiim, muito esquecida!)

Você anda esquecendo compromissos? Está difícil trabalhar? A sensação de estar avoada é comum neste último trimestre.

Além das mudanças hormonais, você provavelmente não está dormindo direito de tantas vezes que precisa levantar para fazer xixi. Tem um monte de coisas para organizar, e não consegue parar de pensar em como vai ser o parto e o rostinho do bebê. Para ajudar, relembre as táticas para dormir bem na gravidez.

É ótimo guardar o máximo de licença-maternidade para depois do parto, mas não precisa ser supermulher: se você estiver se sentindo muito pesada e estiver difícil trabalhar, converse com o obstetra.

Nenhum comentário: