segunda-feira, 5 de novembro de 2012

29ª semana

Faltam 11 semanas para a Ana Luiza chegar

 

A cabeça do bebê está crescendo cada vez mais, e no cérebro estão surgindo bilhões de neurônios, numa velocidade incrível. As necessidades nutricionais também estão aumentando. Para saciá-las, você vai precisar comer alimentos com bastante proteína, vitamina C, ácido fólico e ferro. Os ossos do bebê estão absorvendo muito cálcio neste momento, por isso não se esqueça de tomar leite e derivados.

Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento.

Como seu bebê está crescendo

Os músculos e os pulmões do bebê continuam se desenvolvendo, e a cabeça está crescendo para acomodar o cérebro, que está cada dia maior. Com tanto crescimento, ele precisa de muitos nutrientes.

 

Como fica sua vida

Seu apetite está aumentando, porque o bebê está num estirão de crescimento e precisa de energia. Tente resistir à tentação de comer doces e alimentos gordurosos demais. Veja nossas dicas para um fast food mais saudável. É importante comer alimentos como feijão e verduras escuras, que são ricos em ferro, para afastar o risco de anemia. Muitos médicos recomendam vitaminas especiais para o pré-natal, que contêm ferro e cálcio. Só que esses suplementos podem agravar ainda mais sua prisão de ventre. Capriche na ingestão de fibras.

O dilema: parto normal ou cesárea?

Você já deve ter ouvido a pergunta mil vezes. Vai fazer parto normal ou cesariana? Existem muitas opiniões e é difícil tomar uma decisão.

A melhor maneira é se informar ao máximo sobre o assunto para decidir, junto com o médico, o caminho mais adequado. Quando você mostra que sabe sobre o assunto, acaba mostrando para o profissional que acompanha sua gravidez que também quer participar das decisões sobre seu bebê.

Nenhum comentário: