segunda-feira, 12 de novembro de 2012

30ª semana

Faltam 10 semanas para a Ana Luiza chegar


Nossa!!! Só faltam 10 semanas!! Que loucura, parece tão perto agora... Temos que correr Rapha, ainda temos muitas coisas pra providenciar!

Semana passada compramos aquelas meias de compressão para ver se aliviava um pouco o inchaço nas pernas e nos pés. Usei alguns dias e não é que realmente diminuiu? Acho que o tempo colaborou um pouquinho também, pois não tivemos dias muito quentes essa semana.
De qualquer forma, tô bem faceira porque até meu peso diminuiu um pouquinho! rsrs

Bom, vamos ao desenvolvimento da gatinha?

Como seu bebê está crescendo

Boa notícia: agora os pulmões e o sistema digestivo do bebê já estão mais amadurecidos, e ele terá bem menos dificuldades se por acaso resolver dar um susto e nascer antes da hora. Esta semana, seu bebê provavelmente consegue enxergar o que acontece dentro do útero, distinguindo claro de escuro e até acompanhando uma fonte de luz. Se você acender uma lanterna perto da barriga, pode ser que o bebê mexa a cabeça para olhar para a luz ou tente pegar o brilho. Há especialistas que acreditam que esse tipo de estímulo seja positivo para o desenvolvimento visual do feto. 

Mas não ache que seu bebê terá uma visão perfeita assim que nascer, recém-nascidos só enxergam bem a uma distância de entre 20 e 30 centímetros. (Mesmo as crianças de visão normal só enxergam com 100 por cento da visão entre os 7 e os 9 anos de idade.) Para arrematar o olhar, seu bebê já tem sobrancelhas e cílios. 

O bebê está envolto por cerca de 1 litro de líquido amniótico, mas esse volume vai diminuindo conforme a criança cresce e sobra menos espaço no útero.

Como fica sua vida

Não se assuste se ficar com falta de ar; é só seu útero pressionando o diafragma. Mas há uma luz no fim do túnel. Por volta de 34 semanas de gravidez (ou logo antes do parto, se esta for sua segunda ou terceira gravidez), a cabeça do bebê vai encaixar no seu quadril, nos preparativos para o parto. Quando isso acontecer, vai ficar bem mais fácil respirar. 
 

Mau humor e choro

Lembra que no começo da gravidez você estava supersensível e com vontade de chorar por qualquer coisa? Essa sensação deve começar a voltar agora. As variações de humor são comuns no final da gravidez. Experimente assistir ao noticiário, principalmente se tiver alguma coisa a ver com criança. Chorar vai ser inevitável.

Você tem muita coisa na cabeça: a aproximação do parto, as dúvidas sobre se vai ser uma boa mãe, as despesas com os preparativos, a questão do trabalho. E dormir mal não ajuda. Ainda mais com sonhos esquisitos para atrapalhar!

Se a tristeza e o mau humor estiverem prejudicando demais a sua vida e a da sua família, vale a pena falar com o médico, porque 10% das grávidas sofrem de depressão neste finalzinho da gestação, e há remédios que podem ajudar sem prejudicar o bebê.

Tratar da depressão agora também ajuda a prevenir uma depressão pós-parto mais grave depois.

Nenhum comentário: